Semana de 4 dias?

Um tema que é pauta constante nos governos mundo afora, é o da semana de trabalho passar para somente 4 dias.

No Brasil, esse tema voltou a ser relevante neste mês de Outubro, quando o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, trouxe esse assunto para os holofotes.

“O debate da redução da jornada é importantíssimo. Não é um debate de governo, é um debate para a sociedade e quem dá a palavra final é o parlamento. Eu acredito que passou da hora”

Mas afinal, o que é a semana de 4 dias?

A semana de quatro dias propõe reduzir a jornada de trabalho para 32 horas semanais. Podendo acontecer das seguintes maneiras:

  •  remover a segunda-feira da semana útil;
  •  remover a sexta-feira da semana útil;
  •  reduzir a carga horária todos os dias.

Pensando somente na qualidade de vida, a ideia parece ser excelente! Mas será que está sendo levado em consideração como se da a continuidade disso na prática? Como as empresas conseguirão manter a mesma quantidade de entrega (leia-se faturamento), com menos horas de trabalho de cada colaborador, e ainda pagando os mesmos valores de salário?

No Brasil, esse tema é conduzido pela organização Reconnect Happiness at Work em pareceria com 4 Day Week Global e o Boston College.

O debate sobre essa mudança no cenário de trabalho está apenas começando, e seu impacto a longo prazo ainda precisa ser completamente compreendido.

O que você acha disso? Nos conta nas nossas redes sociais!

Facebook
Instagram