Qual o melhor investimento?

Imagem de Capa da Publicação Qual o melhor investimento?
Estamos num período de alta de juros e também de criptomoedas, com o Bitcoin chegando no seu maior valor histórico. E com você sendo bombardeado por notícias, surgem diversas dúvidas, mas talvez a principal delas seja: "Qual o melhor investimento?".

O parágrafo anterior começou trazendo a palavra período, pois, o mercado financeiro vive de ciclos. Isso significa que tem períodos em que alguns ativos estão mais valorizados que outros, e nos próximos ciclos isso pode mudar. Não é uma ciência exata, pois investimentos dependem de comportamentos dos seres humanos, mas analisando a história é possível observar esses ciclos acontecendo repetidamente.

Eu diria que poucos são os investimentos que não dependem de ciclos, ou talvez um investimento. Mas, qual seria este investimento?

Investir em si mesmo! Estudar, buscar conhecimento e estar apto as novas oportunidades. Isso parece frase de "coach", e por sinal, vários deles usam esse tipo de frase. Mas essa é uma das frases que fazem sentido para todos que buscam evoluir.

Certo, mas e de que forma prática você pode investir em si mesmo?

Para adquirir conhecimento, você pode buscar livros sobre evolução pessoal. Ou até mesmo, buscar cursos (pagos e/ou gratuitos). Com poucos reais você consegue absorver ideias e pensamentos de quem já passou da fase que você está e que tem como proposito te ensinar ir além.

Além disso, é possível buscar mentorias com pessoas que já passaram por isso. Pessoas que já estão onde você quer chegar. E aqui, novamente, parecendo papo de "coach", mas não me refiro a estes profissionais. Aqui a ideia é se você quer ser um gerente em uma determinada área, buscar pessoas que estão ou já passaram por essa experiência, e podem de uma maneira mais rápida te orientar a chegar lá. Uma rede social que pode te ajudar na busca de outros profissionais é o LinkedIn.

E existem outros investimentos que você deve fazer em si mesmo. Investimentos na saúde física e mental, investimentos em relacionamentos (família, amigos, colegas etc.).

Para saúde física, você pode se exercitar, com atividades focadas ou até mesmo começar a praticar algum esporte.

Para saúde mental, você pode fazer terapia, se desligar das redes sociais, praticar atividades físicas que te ajudem a se conectar ao presente. Também faça uma análise de como o seu trabalho atual altera seu psicológico e se estiver te fazendo mais mal do que bem, e se você puder, procure uma nova oportunidade.

Leia também: Os poderosos benefícios de um hobby.

Investir em relacionamento não necessariamente precisa estar ligado a networking, é primordial que você tenha núcleos de relacionamentos onde você possa simplesmente se divertir e ter um espaço seguro para ser você mesmo.

O que diferenciam pessoas muitas vezes não são as oportunidades externas que chegam, mas as oportunidades internas que cada um da a si mesmo.

Existe uma frase muito conhecida, atribuída popularmente a Albert Einstein que diz:
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original"

Obs: apesar da palavra coach ter sido banalizada nos dias atuais, existem diversos profissionais que são especialistas nessa área de atuação e fazem um trabalho sério, ajudando pessoas a evoluir pessoalmente e profissionalmente.