Altona SA

Altona S.A., uma História de Pioneirismo e Inovação de 100 anos.

A Forja de um Sonho


Em 8 de março de 1924, na pacata cidade de Blumenau, Santa Catarina, nascia a Altona S.A., fruto da união visionária do engenheiro alemão Paul Werner e do ferreiro local Ernst Auerbach. A empresa, inicialmente batizada de Auerbach & Werner, iniciou suas atividades como uma pequena fundição e oficina de reparos mecânicos, atendendo às necessidades básicas da região.

De Panelas a Peças Fundidas


A produção inicial da Altona se concentrava em utensílios domésticos e agrícolas, como panelas de ferro, máquinas de moer carne, balanças de precisão e implementos agrícolas. A empresa rapidamente se destacou pela qualidade de seus produtos e pela excelência do atendimento.

Um Salto para o Futuro


Em 1933, a Altona deu um passo crucial em sua trajetória ao incorporar o aço em sua linha de produção. A partir desse momento, a empresa passou a ser conhecida como Electro Aço Altona S.A., consolidando-se como referência na fundição de peças em aço carbono e ligadas.

A Pioneira na Indústria Nacional


Ao longo de sua história, a Altona se destacou por seu pioneirismo e constante busca por inovação. A empresa foi a primeira no Brasil a produzir:

* Peças fundidas em aço inoxidável;
* Peças fundidas de grande porte;
* Peças fundidas para a indústria nuclear;
* Peças fundidas para a indústria aeroespacial.

Expansão e Internacionalização


A partir da década de 70, a Altona expandiu suas operações, inaugurando novas unidades fabris em Blumenau e no município de Indaial. A empresa também iniciou suas atividades de exportação, fornecendo peças para países como Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Chile.

A Altona Hoje


Atualmente, a Altona S.A. é uma empresa sólida e moderna, com uma capacidade produtiva anual de mais de 30 mil toneladas de peças fundidas. A empresa possui um parque fabril de última geração, com equipamentos de alta tecnologia e um corpo técnico altamente qualificado.

Presente em diversos setores


A Altona atende a diversos setores da indústria, como:

* Automobilístico;
* Celulose e Papel;
* Químico e Petroquímico;
* Geração de Energia;
* Mineração;
* Naval;
* Siderurgia;
* Sucroalcooleiro.

Compromisso com a Sustentabilidade


A Altona está comprometida com a sustentabilidade ambiental e social. A empresa possui um programa de gestão ambiental que visa minimizar o impacto de suas atividades no meio ambiente. A Altona também investe em ações sociais que beneficiam a comunidade local.

Um Legado de Sucesso


A história da Altona S.A. é um exemplo de pioneirismo, inovação e compromisso com a qualidade. A empresa se consolidou como uma das principais fundições do Brasil, reconhecida por sua excelência e competitividade no mercado nacional e internacional.

Olhando para o Futuro


A Altona está preparada para os desafios do futuro, com foco na constante atualização tecnológica, na diversificação de seus produtos e na expansão de seus mercados. A empresa está comprometida em continuar crescendo de forma sustentável, gerando valor para seus clientes, colaboradores e acionistas.

Fontes:

Site da Altona S.A.: https://www.altona.com.br/
Jornal de Blumenau: https://www.jornaldeblumenau.com.br/
Revista Amanhã: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amanh%C3%A3_%28revista%29